Alunos de mestrado de Biotecnologia das Plantas em visita de estudo à Cobertura Verde do Fórum

Um grupo de alunos do Mestrado de Biologia Funcional e Biotecnologia das Plantas, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, visitaram, esta segunda-feira, a Cobertura Verde do Fórum da Maia. A visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de Biotecnologia Verde, ministrada pela docente Ana Teixeira Mesquita.

De acordo com a professora, uma das temáticas abordada em sala de aula é as soluções baseadas na natureza, a circularidade das cidades e a sua adaptação às alterações climáticas e à parte da mitigação. Nesse contexto, é abordada a parte relacionada com as infraestruturas verdes e soluções baseadas na natureza e são apontados como exemplos as coberturas verdes e jardins verticais.

Por isso, a visita à Maia “é uma oportunidade incrível para poderem ver ao vivo essa integração e, ainda por cima, no edifício de um município, como é este caso”.

Não é a primeira vez que a docente e arquiteta paisagista aponta este espaço do Fórum, que surgiu a partir do projeto BaZe, como um bom exemplo. Recentemente esteve na Maia um outro grupo de alunos de mestrado e um grupo de autarcas da Argentina. “Tentamos disseminar este bom exemplo porque quando falamos de um município, liderar e mostrar pelo exemplo faz toda a diferença e realmente este é um exemplo a seguir para inspirar outros”, explicou.

E de acordo com Ana Teixeira Mesquita começam agora a surgir algumas experiências “embora ainda reduzidas” em outros concelhos.

Mas para a arquiteta, não é uma solução que vai fazer diferença para a cidade, mas sim a sua replicação. “E haver este interesse da câmara, mostrar que é possível fazer a adaptação de edifícios e conseguir ter o proveito dos serviços do ecossistema é muito benéfico, quer para o edifício, quer para a comunidade”, concluiu.

Também pode interessar-lhe