Eurodeputada Lídia Pereira de visita à Maia
A Eurodeputada, Lídia Pereira, esteve de visita ao Município da Maia segunda-feira, 13 de junho, e confessa que apesar de vir à Maia todas as semanas porque é no Aeroporto Francisco Sá Carneiro que apanha o voo para Bruxelas, conhecia muito pouco do concelho.
Esta segunda-feira, teve a oportunidade de ficar a conhecer a Maia para além do aeroporto. Lídia Pereira, que integra as Comissões para os Assuntos Económicos e Monetários e para o Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, almoçou com o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.
Depois, acompanhada pela Vereadora do Ambiente, Marta Peneda, a eurodeputada visitou a Maiambiente, empresa pública municipal responsável pela remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, a recolha seletiva de materiais recicláveis e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos no concelho da Maia.
Da Maiambiente, seguiu com o Vereador do Pelouro do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial, Hernâni Ribeiro, para a Cidade Desportiva da Maia e ficou a saber, por exemplo, que nos equipamentos desportivos do Município são frequentados diariamente por 13 mil munícipes. O número deixou impressionada Lídia Pereira que destacou precisamente o desporto como um dos pontos altos da sua visita.
“Vê-se uma aposta clara da autarquia no âmbito do desporto e todo o retorno e todo o sucesso que tem tido, seja através de atletas olímpicos, seja através do envolvimento da comunidade e todo o potencial que tem na economia e na vida do concelho, afirmou.”
Quanto ao ambiente, o outro “ponta de lança” da Maia como lhe chamou, Lídia Pereira reconhece que “desde os anos 90 que a Maia tem sido uma referência e tem estado sempre na linha da frente com a introdução de novas tecnologias, seja através da adaptação aos novos desafios que vão surgindo ao longo do tempo como esta aceleração e esta prioridade que é o combate às alterações climáticas”.
Lídia Pereira, terminou a noite com uma intervenção no Conselho Municipal de Juventude da Maia, na Casa do Alto, em Pedrouços, sobre o Ano Europeu da Juventude e onde destacou a importância de “vir ao terreno e ouvir as preocupações das pessoas”.