Maia vai ter 40 novos abrigos nas paragens

A Câmara Municipal da Maia está a substituir e, em alguns casos, alterar os abrigos destinados às paragens de transportes públicos. Vão ser instalados 40 novos abrigos e substituídos 27 já existentes por outros equipamentos mais modernos e funcionais.

Os restantes abrigos, que são cerca de 240, vão sofrer intervenções de beneficiação por parte do novo concessionário, vencedor do concurso público internacional.

A medida surge na sequência de um concurso público internacional, promovido pela autarquia maiata, para a concessão de uso privativo do domínio público para instalação e exploração publicitária de mobiliário urbano, que vai render à Maia 2,8 milhões de euros, além da instalação gratuita de abrigos e quiosques mais modernos e confortáveis, mupis digitais (mobiliário urbano para informação) . Os novos equipamentos são mais amigos do ambiente por via da eficiência energética da iluminação usada e disponibilizam tomadas USB para carregamento gratuito de telemóveis e outros dispositivos móveis.

O objetivo do Município é proporcionar maior qualidade, conforto e segurança aos utilizadores dos transportes públicos na Maia e contribuir para a promoção do uso da mobilidade coletiva, proporcionando condições mais acolhedoras e atrativas aos seus utilizadores.

O concurso em questão foi lançado depois de ter terminado o prazo da concessão anterior, que estava atribuída a empresa diferente.

Também pode interessar-lhe