Praça Lúdica em S. Pedro Fins

Em semana de comemorações do Dia da Criança, foi inaugurada, no dia 4 de junho, a Praça Lúdica de S. Pedro Fins. O tempo ajudou e foi uma tarde de verdadeira festa para os mais novos, que experimentaram os novos equipamentos, tiveram direito a pipocas, música e a conviver com a nova mascote da freguesia – o Feliz.

O espaço nasce no parque infantil local, que foi construído em 1985, pelo que já acusava o desgaste do uso e da passagem do tempo. Por isso, a intervenção agora realizada obrigou à total requalificação do equipamento.

Foi necessário proceder a uma reformulação do projeto, assumindo as autarquias um novo conceito, com o intuito de aumentar a segurança das crianças e um espaço adaptado a todas as faixas etárias.

Foi, ainda, realizada uma intervenção nos muros, por forma a adaptar o espaço em harmonia com a área envolvente. A empreitada contemplou também a colocação de pavimento de segurança, executado no próprio local da obra, com diversidade de cores.

A ideia foi criar uma área de lazer para melhorar a qualidade do espaço público, com praça, espaços de descanso e sombra; equipamentos para exercício físico; espaços verdes/ajardinados; piso novo, com materiais diferentes para organizar os espaços e as suas diferentes funções e a criação do espaço com parque infantil.

Para o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, “é um espaço comunitário que estava em desuso e que merecia ser melhorado e o resultado da obra mostra o rigor e a qualidade que impomos em tudo o que fazemos em prol da comunidade, neste caso, da freguesia de S. Pedro Fins. Mas é assim todos os dias, trabalhamos todos para que a Maia continue a ser um município de referência”.

O próximo passo, garante o autarca da Maia, será alargar o espaço para fazer um parque e requalificar a Avenida de S. Fins. “As árvores prejudicam a circulação pedonal e temos que intervir, a meu ver, se calhar fazendo aqui um modelo de Modos Suaves para que seja uma avenida não para carros, mas também para carros, privilegiando os peões”.

Na sua intervenção, a presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, Raquel Azevedo Freitas, recordou os tempos em que o parque infantil era o grande foco de atração, por isso, reconhece que tinha chegado a hora de devolver o espaço à comunidade. “São inegáveis as vantagens das atividades lúdicas ao ar livre e, por isso, assumimos como prioridade a sua recuperação”.

Também pode interessar-lhe