Doença oncológica: Associação “Testemunhar é Ajudar” com sede na Maia

CMM | Mário Santos

A partir de agora a associação “Testemunhar é Ajudar” já tem um espaço onde pode desenvolver as suas atividades, sejam elas reuniões, conversas ou workshops para os seus associados. A Casa TEA, como se denomina, foi inaugurada no sábado, 04 de junho, em Moreira da Maia, com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, do coordenador do Centro da Mama do Hospital de S. João, José Luís Fougo e da presidente da associação, Maria Helena Teixeira.

A Associação “Testemunhar é Ajudar”, Núcleo de Apoio ao Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário São João, tem como finalidade apoiar o doente oncológico, familiares e amigos, desde o momento em que é diagnosticado o cancro. Depois de ter de deixar as instalações que ocupava na unidade hospitalar, a sede social da “Testemunhar é Ajudar” passa agora a funcionar em espaço cedido pelo Município da Maia, na estação de Metro de Crestins. “É com muito agrado que vos recebemos na Maia”, garantiu o presidente da Câmara da Maia.

António Silva Tiago recordou o que levou à vinda da “Testemunhar é Ajudar” para a Maia. “Soubemos da vossa situação e lembrei-me deste espaço, que tinha sido construído pela Metro do Porto porque não estava a ser utilizado por ninguém e achei que seria um bom espaço para vos acolher porque, a partir daqui, facilmente chegamos a todo o lado”, justificava o presidente na sessão de inauguração, depois de descerrar a placa.

E para encerrar a cerimónia protocolar, o autarca ainda anunciou um apoio financeiro para alavancar as atividades da associação. A notícia mereceu sorrisos rasgados e aplausos de todos os presentes e um abraço apertado por parte da presidente Maria Helena Teixeira.

“Sem o voluntariado não conseguíamos estar aqui”, afirmou a presidente da associação. “Foi um projeto que gostamos muito de criar e prometemos que vamos fazer deste espaço, algo muito importante”, garantiu Maria Helena Teixeira. De acordo com a responsável o espaço vai agora estar de portas abertas para receber todos, mas principalmente “quem necessita do nosso apoio, do nosso testemunho”, contou Maria Helena Teixeira,

No sábado, para além da inauguração oficial, o programa de atividades contemplou um workshop de maquilhagem oncológica, testemunhos de doentes oncológicos e um lanche convívio.

Também pode interessar-lhe