Castelo da Maia com Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago descerram esta sexta-feira, dia 27 de maio, na Escola Secundária do Castelo da Maia, a placa que assinala a atribuição do estatuto UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente do Instituto do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, do coordenador nacional das UAARE, Victor Pardal, e da aluna – atleta Ana Rita Teixeira, do Acro Clube da Maia, a quem quiseram dar destaque pelo seu empenho.
As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escolas, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.
As UAARE atuam em três domínios essenciais: gestão escolar, gestão desportiva e saúde e bem-estar, que trabalhando em rede com autarquias e encarregados de educação, asseguram condições de conciliação para o sucesso dos nossos alunos-atletas.
No Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia estudam 25 atletas federados de nove modalidades, entre elas a ginástica acrobática e de trampolins, voleibol, andebol, natação, ténis e patinagem artística.
No final da visita à sala de estudo “Aprender +”, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, ressalvou que o projeto se enquadra na visão do Município, que é quer o desporto para todos quer o desporto para atletas de alta competição. “Sinto-me muito feliz em estar aqui a materializar o funcionamento formal desta unidade de apoio ao alto rendimento, que é só para alguns porque por razões conhecidas precisam de apoio para acompanhar o ritmo de estudo dos restantes colegas”.
“Nós temos uma vocação muito forte para essas áreas de missão pública – da educação e do desporto, da saúde física e mental e tudo isto se conjuga numa escola e num agrupamento de escolas que é único”, afirmou Silva Tiago.
Para o Secretário de Estado da Juventude e desporto, João Paulo Correia, “o projeto é filho de um casamento feliz entre o desporto e a educação, com o apadrinhamento das câmaras municipais que são essenciais para o apoio ao desporto, dois terços do apoio público direto ao desporto vem das câmaras municipais isso significa que este apoio faz a diferença, por isso, tenho que agradecer o apoio da Câmara da Maia”.
O projeto “consegue dar ganhos ao desporto porque os atletas melhoram o seu desempenho e geram melhor resultados para a sua modalidade e estes atletas têm conseguido grandes resultados para o desporto nacional e é um sucesso na escola porque o projeto dá outro tipo de proteção aos alunos e permite-lhes ter um aproveitamento, também na escola, de alto rendimento”, acrescenta.
A UAARE do Castelo da Maia integra agora a Rede Nacional que inclui 19 Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, apoiando mais de 600 alunos-atletas de 43 modalidades desportivas.