Projeto +Desporto promove desporto para todos

Chama-se +Desporto o projeto que foi apresentado sexta-feira, no salão nobre da Câmara Municipal da Maia e que visa promover a inclusão social. Resulta de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, liderada pela Try All Sports, em parceria com a Academia dos Champs, o Clube de Karaté da Maia e o Acroclube da Maia e no qual o Município é investidor social.

O projeto +Desporto tem como público-alvo direto as crianças e jovens dos 10 aos 15 anos residentes em zonas territoriais da Maia já definidas, com especial incidência nos empreendimentos de habitação social, e procura envolvê-las em sessões semanais das diferentes modalidades de prática desportiva enquanto instrumento de intervenção que visa desenvolver e melhorar um conjunto de competências transferíveis para os seus percursos de vida e, ao mesmo tempo, se sintam valorizados, experimentem o sucesso, tracem metas e objetivos e possam transferir todo este clima emocional positivo e grau de compromisso para o contexto social, familiar e pessoal.

O projeto +Desporto pretende democratizar o acesso às práticas desportivas, numa lógica de cidade urbana, onde todos têm igual acesso e concretização das suas aspirações de vida, criando dinâmicas de intervenção não formais, dentro ou fora do espaço territorial, numa lógica de trabalho integrado entre modalidades desportivas, na cobertura total e equitativa do território da Maia.

Cada vez mais é reconhecido e gerador de evidências que a prática desportiva concorre para a promoção da inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral das crianças e jovens e dos valores que devem guiar a vivência em sociedade.

Está amplamente demonstrado que atividade física e desportiva possibilita à criança e jovem o pleno desenvolvimento da personalidade, da formação do carácter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre os valores cívicos e proporcionando-lhe um equilibrado desenvolvimento físico.

O projeto +Desporto procura ser uma das soluções que contribui para o alargamento de horizontes e mentalidades, desenvolvimento de competências tais como a autoconfiança, a autodisciplina e o sentido de responsabilidade, e que muitas vezes apontados como principais falhas das crianças e jovens oriundas de territórios urbanos demarcados por situações de vulnerabilidade social.

O custo do desenvolvimento do projeto +Desporto rondará os 120 mil euros, sendo que 30% do valor total é assegurado pelo investidor social Câmara Municipal da Maia e 70% do valor será assegurado por financiamento público.

O projeto vai decorrer durante 18 meses abrangendo 120 jovens, distribuídos em igual número por cada um dos parceiros. (30 por cada parceiro).

Solução eficaz

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, acredita que a solução proposta é “mais eficaz no combate a estes problemas sociais, que muitas vezes se torna geracional por falta de experiências diferenciadas, uma vez que permite trabalhar as competências pessoais, sociais e comportamentais, as condições de saúde e indiretamente os resultados escolares, fora do contexto institucional formal, permitindo criar e fortalecer relações sociais”.

Na apresentação pública, que contou com a presença do Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, o Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, sublinhou o facto de este programa ajudar o Município a cumprir um desígnio que é que “na Maia o desporto seja, de facto, para todos”. “A diferença é que este programa é ativo e vai ao encontro destes jovens, procurando, através do desporto, trabalhar a inclusão e dotá-los de um conjunto de ferramentas e valores que vão ser importantes na sua vida”.

Quanto aos parceiros, Hernâni Ribeiro não tem dúvidas de que o projeto, na Maia, vai ser diferenciador devido à qualidade dos parceiros. “Estamos a falar de coletividades que nos seus desportos são líderes nacionais, com títulos mundiais, europeus e nacionais para apresentarem e isso deixa-nos a garantia de que o trabalho que vai ser feito vai ser de qualidade, responsabilidade e estou certo de que vai produzir efeitos”.

Parceiros com experiência comprovada

A Academia dos Champs dedica-se a esta área de intervenção – inclusão social e capacitação através do desporto – desde 2009, tendo até hoje replicado a sua atuação em 10 núcleos diferentes de Norte a Sul do país e trabalhado com seis Municípios diferentes, incluindo o Município da Maia, onde o projeto foi iniciado em 2013, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Maia, por via do Centro Comunitário de Vermoim/Sobreiro e do Centro de Animação de Infância de Vermoim, e ainda o Complexo Municipal de Ténis da Maia, e se mantém até hoje, impactando um total de 34 crianças devidamente sinalizadas pelo parceiro social.

O ACRO da Maia já participou em vários projetos, tanto próprios como de terceiros, desde participações em programas e espetáculos nacionais, até à organização de provas internacionais, passando pela organização de eventos destinados às escolas (2º e 3º ciclo) e implementação de atividades no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

O Clube Karaté da Maia desenvolve a sua atividade e projeto educacional em diferentes zonas territoriais, desde Viana do Castelo, Braga, Leiria, Maia, Vila Real, Aveiro e Porto, e têm registado níveis de adesão por parte das crianças e jovens crescente e das próprias instituições que reconhecem o seu contributo para a educação para a cidadania e resultados escolares.

A Try All Sports iniciou o processo de experimentação social da modalidade de trial bike em finais de 2018, nos concelhos do Porto e de Barcelos, no âmbito dos projetos inseridos nas Abordagens de Inclusão Ativa e Planos Integrados e Inovadores de combate ao insucesso escolar da Área Metropolitana do Porto e do Cávado, e prolongar-se-á até meados de 2021.

Também pode interessar-lhe