Ordem dos Arquitetos visita Cobertura Verde do Fórum da Maia
A Ordem dos Arquitetos realizou na segunda-feira, dia 16 de maio, em contexto de formação interna, uma visita à Cobertura Verde do Fórum da Maia. Integrado no Baze (Maia Net Zero Carbon City, Living Lab) laboratório vivo para a descarbonização, o projeto pretende apresentar à comunidade concelhia, uma solução de cobertura de edifícios com base na Natureza, demonstrando na prática os inúmeros benefícios ambientais, financeiros e sociais que estas soluções representam.
O conceito para a cobertura verde do Fórum da Maia concretiza-se especialmente na modelação do terreno e na composição da vegetação, maioritariamente autóctone, altamente adaptadas ao clima da região e promotoras da biodiversidade, tais como Verbena bonariensis, Thymus serpyllum e Corynephorus canescens. Os dois estratos principais de vegetação variam entre espécies mais rasteiras, com cerca de 20 cm e espécies intermédias, com cerca de 1 metro de altura.
Uma das vantagens da iniciativa passa pela capacidade de retenção de água da chuva, minorando problemas de cheias e inundações em picos de precipitação. Também permite melhorar o microclima e consequente redução do efeito de ilha de calor.
A melhoria da qualidade do ar, através da captação de CO2 e produção de oxigénio, bem como através da retenção de poeiras e partículas em suspensão no ar é outra das vantagens deste tipo de projeto.
A diminuição do ruído, a promoção da biodiversidade, a redução de custos energéticos pelo isolamento térmico que confere aos edifícios e redução dos custos de manutenção dos edifícios através da proteção da impermeabilização são outras das vantagens.
Na sequência dessa visita efetuada por aquela ordem profissional à Cobertura Verde, o projeto do Fórum da Maia vai agora ser apresentado pela arquiteta paisagista Ana Teixeira Mesquita, num workshop organizado pela Professora do Instituto Superior Técnico, Cristina Matos Silva.
Recorda-se que a cobertura verde do Fórum da Maia pode ser visitada mediante agendamento prévio, através do e-mail baze.oficina@cm-maia.pt, ou livremente no 3º domingo de cada mês.