Maia recebe os melhores do mundo da ginástica acrobática
O Acro Clube da Maia (ACM) em parceria com a Câmara Municipal da Maia, a Federação de Ginástica de Portugal e a Federação Internacional de Ginástica, organizam, entre hoje e domingo, 15 de maio, o XV Maia International Acro Cup (MIAC) e o X FIG World Cup 2022.
As duas competições foram apresentadas esta quinta-feira, numa Conferência de Imprensa, no salão D. Manuel I da Câmara Municipal da Maia, que contou com a presença do Vereador do Pelouro do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial da Câmara da Maia, Hernâni Ribeiro, do Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, do Presidente do Acro Clube da Maia, Fernando Barros e da Delegada Técnica da Federação Internacional de Ginástica, Wieslawa Milewska, que curiosamente esteve na Maia, há 10 anos, na primeira edição da do FIG World Cup.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, numa nota que o seu gabinete tornou pública esta manhã, enviou a seguinte mensagem: “Endereço a todas e todos os atletas oriundos dos 19 países, que estão na Maia para disputar esta emblemática competição de nível mundial, o meu desejo de que se sintam verdadeiramente em casa e que, no momento da despedida, partam com vontade de regressar à Maia. A MIAC é um ponto forte no contexto da política de eventos desportivos de alta competição, com a qual queremos projetar a Maia além fronteiras e fazer do nosso território um destino com potencial turístico alicerçado nos atributos que o caraterizam…”.
Depois de dar as boas-vindas às delegações presentes, o Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro destacou a importância que o evento tem para o Município da Maia. “É um dos eventos bandeira do nosso município, que está incluído em eixos estratégicos da Maia – o turismo e o desporto. “É um evento que permite mostrar a Maia e dinamizar a economia local e, por outro lado, permite-nos trazer à Maia espetáculos desportivos de qualidade que dão visibilidade a estas modalidades e, por outro lado, queremos que seja um evento inspirador para os jovens”, justifica.
Hernâni Ribeiro deixou uma palavra especial ao clube organizador, Acro Clube da Maia, que “tem feito um trabalho extraordinário, um trabalho de excelência, que se pode medir a vários níveis – organização, capacidade de organizar eventos desta dimensão, rigor e qualidade técnica, que tem produzido campeões, que são a bandeira da Maia por todo o mundo e são uma inspiração para os nossos jovens”.
Já o presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, afirmou: “Aproveito para agradecer na pessoa do vereador à Câmara Municipal todo o apoio que tem dado à ginástica e que permite que estejamos aqui hoje a apresentar um dos maiores eventos de ginástica a acontecer em Portugal. A promoção que temos conseguido com este evento não há dinheiro que pague”.
Competição
As competições vão decorrer no Complexo Municipal de Ténis da Maia (MIAC) e no Complexo Municipal de Ginástica da Maia (FIG World Cup e Finais do MIAC), sendo este, o ponto principal do evento. Entre as 8h00 e as 22h00, apresentam-se como as maiores do mundo e vão contar com a presença dos melhores ginastas mundiais da atualidade, muitos deles, medalhados nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa.
A edição deste ano, conta com a participação de mais de 1300 atletas de 83 delegações de ginastas de 19 países. Destaque para a presença de 37 atletas oriundos da Ucrânia.
O reconhecimento da FIG – Federação Internacional de Ginástica, pela elevada qualidade organizativa, permitiu que durante 10 anos consecutivos, uma das etapas do circuito da Taça do Mundo fosse realizada no Concelho da Maia.
Os eventos vão decorrer em simultâneo no Complexo Municipal de Ginástica e no Complexo Municipal de Ténis da Maia. Durante o dia de hoje decorrem os treinos oficiais e iniciar-se-á o MIAC. A partir de amanhã dar-se-á início à Taça do Mundo que contará com a presença da Equipa Nacional composta por 17 ginastas.