Maia inaugura quinto Parque Canino do Município

A Câmara Municipal da Maia inaugurou este domingo, 8 de maio, o quinto Parque Canino do Município. Fica na rua dos Coriscos, na freguesia de Águas Santas e é o maior até agora de portas abertas, com uma área superior a 1500 metros quadrados.

Este equipamento é parte de um vasto programa no âmbito do bem-estar animal, sendo este dedicado ao exercício e socialização dos canídeos.

O parque tem as mesmas condições que os já ao serviço da comunidade. Percurso em saibro, bebedouros, equipamentos para exercícios, bancos e área ajardinada.

O concelho da Maia passa assim a ter cinco espaços. A freguesia de Vila Nova da Telha recebeu o primeiro parque canino, em 2020. Seguiu-se o de Moreira da Maia e de Pedrouços, ambos inaugurados no ano passado. Em fevereiro deste ano já foi inaugurado o Parque Canino do Novo Rumo, na freguesia da Cidade da Maia.

O objetivo, adianta o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, é chegar aos 10 equipamentos para que “as pessoas possam passear os seus animais proporcionando-lhes mais liberdade”.

“Para as demais freguesias ainda irá ser aberto um procedimento de contratação pública para a realização das empreitadas, encontrando-se os nossos serviços internos a realizar os respetivos projetos”, concluiu o município.

Ainda relacionado com os animais, António Silva Tiago destacou o CEBEA – Centro de Excelência para o Bem-estar Animal, que vai nascer no Monte Penedo, na freguesia de Milheirós. “Estamos a acabar um projeto para a construção. É algo que não existe no nosso país, é algo que vai surpreender. O projeto está a ficar muito bonito e vai ter todas as condições”.

Agora, o presidente da Câmara da Maia deseja é que os partidos que pressionam o Estado Central a lançar estas leis, pressionem também “para que o Estado Central crie fontes de financiamento para que as autarquias possam levar a cabo estes projetos e o bem-estar animal não seja letra morta. Aqui na Maia não o será”.

E em dia de inauguração só lhe resta agradecer a quem o foi sensibilizando “ainda mais” para a causa animal. “É algo para o qual fui ficando sensível”.

Também pode interessar-lhe