Presidente da República não poupa elogios à Maia
“A Maia afirmou-se pelo seu próprio pulso e tem feito tudo para se afirmar”. O elogio partiu do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, este sábado, dia 7 de maio, esteve no Fórum da Maia, na abertura da Convenção Anual dos Lions Portugal.
“A Maia teve uma grande ajuda, que é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, mas teve uma grande ajuda dos seus governantes. De facto, é um grande município, grande em tudo, em área, em inovação, em juventude, em atividade económica, em atividade social e em imaginação”, enumerou o Chefe de Estado em declaração aos jornalistas, depois da entrega do prémio a Ana Catarina Costa, vencedora do concurso literário promovido pelos Lions desde 2011.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, fez as honras da casa, acompanhando Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia e recebendo-o, depois, no edifício dos Paços do Concelho, no salão D. Pedro IV. António Silva Tiago conduziu Marcelo Rebelo de Sousa pela galeria, onde estão expostas pinturas de todos os ex-presidentes do Município e ofereceu-lhe o livro do Foral da Maia, bem como uma obra de arte, evocativa da efeméride dos 500 anos do Foral Manuelino da Maia, desenhada por Álvaro Siza Vieira.
Durante a conversa, o Presidente da Câmara Municipal da Maia convidou o Presidente da República a visitar, de novo, em breve, a Maia para presidir à inauguração do final do processo de reabilitação do Bairro do Sobreiro, agora, “Jardins do Sobreiro”. Marcelo Rebelo de Sousa anuiu ao repto, mas com uma condição, em tom de brincadeira: “que o convite inclua um almoço, porque na Maia come-se divinalmente”.
Já na cerimónia que antecedeu a entrega do prémio literário, o presidente da Câmara Municipal da Maia, exprimiu o seu agrado por receber a família do Lions e o Chefe de Estado. “É uma honra receber-vos na Maia, espero que se sintam bem nesta cidade excecional, uma cidade bonita para viver, para trabalhar e para criar riqueza para o país. Somos um concelho muito forte, próspero, com grande potencial económico e estamos aqui para vos servir e receber com muita estima”.