Projeto pode permitir produção de combustível ecológico
O Presidente da Câmara Municipal Maia recebeu, esta quinta-feira, dia 21 de abril, no Salão D. Pedro IV, nos Paços do Concelho, uma delegação da Empresa P2X Europe, que está, em associação com a LIPOR – Gestão de Resíduos do Grande Porto, a desenvolver estudos relativos à possível implantação e desenvolvimento de uma Unidade Tecnologicamente avançada de produção de um combustível ecológico, destinado à aviação.
Aproveitando a infraestrutura da Central de Valorização Energética, a empresa alemã em articulação com a LIPOR, estuda a integração de uma tecnologia de captura e utilização de CO2 (dióxido de carbono), purificando-o e transformando-o para ser utilizado como matéria-prima para a produção de um combustível verde sintético para a aviação.
Na audiência que concedeu à delegação da Empresa P2X Europe, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, afirmou que o Município está “sempre disponível para avaliar e acolher projetos com este aporte de inovação tecnológica e com este potencial de melhoria efetiva na produção de energias limpas que, simultaneamente, contribuirão para nos ajudar a resolver o problema dos gases com efeito estufa”.
Para o edil da Maia, estes projetos “são sempre bem-vindos ao caminho da sustentabilidade integral e da neutralidade carbónica que temos vindo a fazer na Maia, em linha com as melhores práticas adotadas na Europa e no Mundo…”.
Em representação da P2X Europe participaram no encontro com António Silva Tiago, Detlev Woesten e Kirsten Grastorff e pela LIPOR, o administrador-delegado, Fernando Leite, e Abílio Almeida.