Comemorações do 25 de abril no Município da Maia
O Município da Maia vai assinalar as comemorações do 25 de Abril com uma série de atividades cívicas, culturais e desportivas.
Para sexta-feira, dia 22 de abril, está convocada uma Assembleia Municipal Jovem. O tema de debate proposto para esta sessão é “O impacto das Fake News nos jovens”. A iniciativa está marcada para as 21h00, Salão Nobre dos Paços do Concelho e “na sala de sessões do plenário” vão estar 43 “deputados” dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos estabelecimentos de ensino do Município.
A Assembleia Municipal Jovem é uma iniciativa da Assembleia Municipal da Maia dirigida aos alunos do ensino secundário do concelho, que vai na sua terceira edição. O objetivo é motivar e desenvolver nos jovens e nas jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, bem como sensibilizar para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos.
A cerimónia evocativa do 48.º aniversário da Revolução dos Cravos, 25 de abril, começa às 10h00, na Praça Doutor José vieira de Carvalho, com a atuação das duas bandas do Município da Maia, Banda Marcial de Gueifães e da Banda de Música de Moreira da Maia, a que se segue a cerimónia protocolar do hastear das bandeiras.
De seguida, pelas 10h30, no Salão D. Manuel I, Salão Nobre dos Paços do Concelho, terá lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal da Maia evocativa da data, com intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Câmara Municipal e dos representantes das diversas forças partidárias com assento no Assembleia Municipal
A iniciativa vai contar com a atuação do Ensemble de guitarras do Conservatório de Música da Maia e a participação do Coral Infantil Pequenos Cantores da Maia.
Atividades Culturais
As comemorações arrancam na quinta-feira, 21 de abril, com teatro. O Grande Auditório do Fórum da Maia recebe a trilogia teatral “Identificação de um (o meu) país “. Trata-se de um trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Art’Imagem, que retrata a vida em Portugal nos últimos 70 anos, de 1945 até aos nossos dias.
Na quinta-feira, às 21h30, sobe ao palco “O fascismo (aqui) nunca existiu!”; no sábado, à mesma hora, pode ver “Os anos que abalaram o (nosso) mundo!” e na segunda-feira, dia 25, às 16h00, pode assistir à peça “Ai o medo que (nós) temos de existir!” A entrada para as três peças de teatro é livre.
Sábado, 23 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal Venepor, há cinema. A proposta que o Cineclube da Maia preparou para apresentar neste fim-de-semana de evocação do 48.º aniversário do 25 de Abril é o filme “Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa.
Ainda na segunda-feira, 25 de abril, às 17h30, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, será apresentado o livro “JOSÉ AFONSO – Todas as Canções”.
“José Afonso – Geografia de uma Vida” é a exposição que pode ser visitada na Biblioteca Municipal até 30 de abril. De acesso gratuito, a mostra ilustra sucintamente os locais que marcaram a jornada do artista, mostrando simultaneamente a cronologia da sua vida. A iniciativa reúne um conjunto de painéis que retratam um interessante registo geográfico e cronológico desta importante referência do panorama musical português.
Atividades Desportivas
O domingo, dia 24 de abril, será dedicado ao desporto. Para as 10h45 está marcado o tiro de partida para a Corrida da Liberdade Cidade da Maia. Será uma prova de 10 km, com partida e chegada junto ao Estádio Vieira de Carvalho. A prova terá um tempo máximo de duração de duas horas.
Podem participar atletas de ambos os sexos, filiados e populares, desde que fisicamente habilitados.