Orçamento Participativo Jovem entrou na fase de votação
Começam as decisões no Orçamento Participativo Jovem da Maia (OPJM).
A votação será realizada até 15 de fevereiro, em regime presencial, na Biblioteca Municipal e nas estruturas municipais da Juventude: Casa do Alto, Fórum Jovem e Lojas da Juventude de Gemunde, S. Pedro Fins, Vermoim e Vila Nova da Telha.
O Orçamento Participativo Jovem da Maia é um processo de participação democrática no âmbito do qual jovens com idades entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e decidir projetos de investimento público que uma vez decididos serão executados pela Câmara Municipal no prazo de 12 meses.
Na mensagem que dirigiu à população jovem o presidente da Câmara Municipal da Maia disse que o OPJM “deve ser entendido como uma possibilidade de iniciar a participação na gestão da causa pública, a favor do bem-comum, posto que todas as propostas que os jovens apresentarem em sede do OPJ serão objeto de um amplo debate, livre e plural, sendo submetidas a um processo de seleção e aprovação, marcado por regras transparentes e democráticas.”
Através de uma plataforma eletrónica, disponível nos locais de voto indicados, os jovens com idade entre os 14 e os 30 anos 14 poderão escolher entre 11 projetos de investimento público municipal, que vão desde festivais de cinema até à construção de miradouros. Cada participante tem direito a dois votos, tendo esses de ser atribuídos a projetos diferentes.
Os projetos que se encontram em votação, que podem ser consultados no site da Câmara Municipal da Maia, resultaram da reflexão e propostas de jovens feitas nos designados Encontros Participativos, que desde junho de 2021 se realizaram em cada uma das 10 freguesias da Maia.