25 anos de Fórum Jovem
O Fórum Jovem da Maia foi inaugurado pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva, no dia 8 de abril de 1995. Passados 25 anos, aquela que foi na altura, no país, a primeira estrutura de cariz municipal exclusivamente dedicada ao apoio à Juventude, continua a ser um equipamento de referência, tanto pelas características do espaço onde se encontra instalado, como pelos serviços que presta à população jovem e, sobretudo, pela definição conceptual da sua missão.
O Fórum Jovem da Maia dispõe dos seguintes serviços e infraestruturas de apoio à Juventude: auditório, sala de exposições, gabinete de apoio ao Associativismo Juvenil, Centro de Incubação e Aceleração de Empresas – em parceria com a ANJE – e os serviços administrativos do pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.
No último quarto de século, as artes plásticas, a música, o teatro, a literatura e muitas outras expressões artísticas, protagonizados por jovens, receberam acolhimento naquele espaço que, além disso lhes proporcionou, e continua a proporcionar, atividades de ocupação de tempos livres e oportunidades de testarem os seus projetos de empreendedorismo e de associativismo juvenil.
O 25º aniversário do Fórum Jovem da Maia foi assinalado por uma singela cerimónia que inaugurou uma exposição evocativa da história e memória do equipamento municipal.