Covid-19: Mensagem do Presidente da Câmara Municipal da Maia

Silva Tiago dirigiu mensagem à população maiata a propósito da incidência de Covid-19 na Maia

Maiatos,

Tendo em conta o crescimento da pandemia de Covid-19 em Portugal, o Conselho de Ministros procedeu à reavaliação semanal da taxa de incidência concelhia em todo o território continental. 

O número de concelhos nas listas de concelhos de risco elevado ou muito elevado aumentou e abrange, agora, 90 concelhos e uma parte muito significativa da população portuguesa.

A Maia passou a integrar a lista dos concelhos de risco elevado, tal como a generalidade da zona central da Área Metropolitana do Porto. Alguns dos territórios nossos vizinhos já estão, até, no patamar do risco muito elevado.

Perante esta situação, para melhor defesa e proteção da saúde de todos, o Governo e as Autoridades de Saúde impõem que sejam adotadas algumas medidas cautelares que permitam abrandar o ritmo da transmissão do vírus e retomar algum controle da pandemia.

É a forma de evitar pressão sobre os equipamentos hospitalares, de dar tempo ao plano de vacinação para atingir os seus objetivos e, sobretudo, de evitar perdas desnecessárias de vidas e a dor que elas sempre nos provocam.

É tempo de, mais uma vez, mantermos o elevado civismo que a Maia tem demonstrado ao longo da pandemia e que, dentro das adversidades, tão bons resultados tem proporcionado.

Apelo, por isso, que adotemos comportamentos responsáveis, cuidando sempre dos mais débeis e cumprindo as medidas de higiene respiratória e de distanciamento social que já são de todos conhecidas.

A vacinação é a medida mais eficaz no combate à pandemia. Não duvidemos disso.

Sabemos todos que o plano de vacinação em curso é uma operação logística gigantesca, a nível global, e que, por via disso, em alguns dias utentes e operacionais estão sujeitos a algum natural stress.

Mas é essencial que as vacinas cheguem a todos o mais rapidamente possível. Não deixem, por isso, de comparecer nos centros de vacinação nos dias e horários que vos forem designados.

Com a serenidade e bom senso que temos demonstrado ao longo desta pandemia, rapidamente iremos voltar a dar passos seguros no desconfinamento.

Como sempre, podem contar comigo e com a Câmara Municipal, para tudo o que for necessário e estiver ao nosso alcance, custe o que custar, para cuidar da saúde, da segurança e da coesão social da Maia.

Cuide de si e dos seus. Todos cuidaremos de todos.

Também pode interessar-lhe