Município lança livro sobre a sustentabilidade integral do território
A Câmara Municipal da Maia lançou este sábado, Dia Mundial do Ambiente, o livro “Maia – uma comunidade a caminho da sustentabilidade integral”. A cerimónia decorreu no Salão Nobre e foi transmitida em direto nas redes sociais do Município.
O objetivo desta obra é disponibilizar à comunidade educativa do concelho, bem como às gerações futuras, uma publicação retrospetiva, mas também prospetiva, onde poderão encontrar relatos e notícias de factos concretos relacionados com o caminho que o Município tem percorrido rumo à sustentabilidade integral do território concelhio da Maia. Na apresentação, Silva Tiago enalteceu e agradeceu a presença dos jovens que assistiram à cerimónia, frisando que é fundamentalmente para eles que este livro é agora lançado, para lhes oferecer “um legado de muito esforço, trabalho e dedicação que não se irá esgotar, pois quereremos sempre fazer mais pelo Ambiente”.
Para além do Presidente da Câmara, também o presidente do Núcleo Regional do Porto da Associação Ambientalista QUERCUS, Pedro Sousa, lembrou, na sua intervenção, a importância da educação ambiental e do papel das gerações mais jovens no combate às alterações climáticas. Considerou a cooperação institucional entre a QUERCUS e a Câmara Municipal da Maia um dos melhores exemplos do país, relembrando algumas das iniciativas realizadas em conjunto. Enalteceu, em particular, a sensibilidade de António Silva Tiago, como vereador do ambiente e como Presidente, que, na sua opinião, justifica “muito do sucesso desta caminhada que se tem feito na Maia rumo à sustentabilidade integral”.
O Bispo Auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, deixou, em vídeo, uma mensagem de apreço à Maia, e às suas pessoas, que são quem “define o território”. “Falar do ambiente faz parte do ADN da Maia”, disse. Nos anos 90, Américo Aguiar participou no caminho do concelho rumo à sustentabilidade integral, cumprindo a missão de Eco Conselheiro para a educação no Município.
Aos alunos maiatos que se destacaram com a sua participação no concurso de Ideias Criativas imPEC, realizado durante o ano letivo 2020-2021, inserido no âmbito do projeto SPARCS – Sustainable Energy Positive & Zero Carbon Communities, onde são centrais os temas da neutralidade carbónica e da positividade energética, foram entregues um certificado de participação e um exemplar do livro lançado.
A cerimónia não terminou sem o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia, organismo artístico e cultural da Maia, que conta já com 30 anos de caminho feito na causa da educação ambiental, apresentar em estreia absoluta a canção “CARBONO ZERO”, com letra de Mizé Rouxinol e música de Victor Dias.