São Pedro Fins vai evocar a memória do “seu” bispo
Comemora-se este ano o centenário da ordenação episcopal de José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria, nascido na freguesia.
São Pedro Fins vai homenagear e evocar, no próximo domingo, dia 9 de maio, o filho da terra, que foi, enquanto bispo de Leiria, o principal impulsionador do culto mariano a Nossa Senhora de Fátima
José Alves Correia da Silva nasceu em S. Pedro Fins em 15 de janeiro de 1872. Filho primogénito e neto de lavradores maiatos, fez os seus estudos secundários no Porto, rumando depois para Braga onde iniciou os seus estudos religiosos.
Passou pelo seminário dos Carvalhos e pelo do Porto onde, entre 1889 e 1891 cursou Teologia. Matricula-se então na Universidade de Coimbra onde concluiu a sua formação em 1897. Havia já sido, em 5 de agosto de 1894, ordenado presbítero pelo cardeal D. Américo, Bispo do Porto, e celebrara a sua Missa Nova três dias depois. Ainda em 1897 tornou-se professor no Seminário do Porto. Não muito tempo depois foi nomeado cónego da Sé do Porto. Por bula de Bento XV foi nomeado bispo de Leiria, em 15 de maio de 1920.
A diocese de Leiria, recém restaurada, teve no bispo José Alves Correia da Silva o principal obreiro e responsável pelo reconhecimento e credibilidade das aparições e milagres de Fátima. Sob sua liderança foi estruturado o Santuário de Fátima, iniciando-se a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e foi, também por ele, autorizado oficialmente o culto mariano de Nossa Senhora de Fátima, por provisão de 13 de outubro de 1930.
Foi ele, igualmente, o «encomendador» da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, feita em 1920, pelo santeiro José Ferreira Thedim, que haveria de servir de matriz à imagética do culto mariano em Portugal.
Faleceu em Leiria a 4 de dezembro de 1957, com 85 anos de idade. O concelho da Maia consagrou-o na sua toponímia, tal como Leiria e Fátima, aliás. E o «seu» santuário, mandou erguer-lhe uma escultura, obra de Joaquim Correia.
A cerimónia de evocação decorrerá, no próximo domingo na Igreja Paroquial de S. Pedro Fins, a partir das 15.30, e incluirá, além da missa de sufrágio, presidida pelo bispo do Porto, palestras evocativas da vida e obra do homenageado.