Compras no comércio local valem prémios
Até Julho, em compras acima de 15€ no comércio e serviços locais da Maia habilitam a prémios semanais, entre os quais bicicletas e carros elétricos
A Câmara Municipal da Maia arrancou no passado dia 3 de maio, com a iniciativa “Maia+Local”, um programa que se destina a apoiar o comércio local, estabelecimentos de restauração e lojas vocacionadas para a prestação de serviços. Inserida na campanha “Siga o Conselho: Compre no Concelho”, a ação decorre de maio a julho e contempla o sorteio de prémios no valor global de 75 mil euros, incluindo automóveis elétricos para consumidores e comerciantes.
Por cada 15 euros de compras efetuadas no comércio local, os consumidores habilitam-se a ganhar prémios semanais no valor de cerca de 1500 euros, nomeadamente bicicletas elétricas e tours pela Maia. No final da campanha será ainda sorteado um carro elétrico Volskswagen e-Up entre os consumidores e uma carrinha elétrica Nissan e-200, junto dos comerciantes.
Os sorteios decorrem na plataforma digital https://maiamaislocal.pt desenvolvida exclusivamente para o efeito, de modo a facilitar ao máximo a participação por parte dos consumidores.
A medida, que conta já com a participação de mais de duas centenas de aderentes, pretende trazer um novo fôlego junto dos agentes locais com área comercial até 200 m2, independentemente de terem ou não porta aberta para a rua ou de estarem inseridos em centros comerciais.
Sem qualquer custo para os comerciantes, o “Maia+Local” procura contribuir para o reforço do tecido empresarial, estimular o consumo e a empregabilidade no concelho.
O presidente da autarquia, António Silva Tiago, sublinha “que havendo sinais encorajadores que a pandemia parece estar a ser controlada, importa agora ajudar a economia local a retomar os níveis de atividade económica. Este período foi particularmente difícil para as microempresas de comércio e serviços. Por isso esta iniciativa do município de incentivar o regresso do consumo no comércio e serviços locais”. O autarca, acrescentou ainda que “a expetativa é de que os maiatos irão aderir à campanha em grande número, pois a Maia é solidária”.
O programa Maia + Local, desenvolvido em articulação com com a Associação Empresarial a Maia e com a Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, EM, além da grande adesão da cafés, restaurantes e lojas de vestuário, inclui ainda farmácias, talhos, cabeleireiros, papelarias e centros de estudos, estando todos devidamente identificados com o selo da iniciativa.
A Câmara da Maia no âmbito das medidas de apoio à economia local afetada pela pandemia de Covid-19, já em abril de 2020, baixou a carga fiscal das empresas e em dezembro passado apoiou pequenas e médias empresas, com um subsídio a fundo perdido, equivalente a um salário mínimo por trabalhador, as empresas com quebras de faturação superiores a 35%, num dispêndio superior a 1 milhão de euros.