Biblioteca Municipal comemora Dia Mundial do Livro com flores, histórias e Óscares

A Biblioteca Municipal da Maia vai assinalar o Dia Mundial do Livro, que se celebra esta sexta-feira, dia 23 de abril, com várias atividades ao longo do dia.  

Cumprindo uma tradição catalã ligada aos livros e ao dia de São Jorge, a Biblioteca Municipal irá distribuir marcadores de livros e oferecer uma flor nos primeiros 50 empréstimos do dia. Segundo esta tradição, que já foi adaptada por vários países, é costume dar uma rosa a quem comprar um livro.  

Ao longo do mês a Biblioteca foi marcando presença em várias escolas do concelho, com os projetos “Contos Contigo Conto” e “Arca dos Contos”, atividades didáticas que pretendem aproximar os mais novos dos livros e motivá-los para a leitura. Na sexta-feira, serão os alunos da Escola Básica do Lidador, em Vila Nova da Telha, a participar nestas dinâmicas criativas.  

Às 18h, as instalações da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho recebem o lançamento do número especial da “Revista da Maia – Nova Série”, inteiramente dedicado às comemorações dos 500 anos do Foral. Se quiser assistir ao evento, terá que se inscrever previamente, enviando e-mail para infocultura@cm-maia.pt

Antes do dia terminar, haverá ainda espaço para uma sessão presencial em formato reduzido devido à pandemia, às 19h30, na qual os utilizadores com mais empréstimos em 2020 serão reconhecidos e premiados: os Óscares da Literatura. Neste momento será também apresentada uma história em que as personagens ganham vida.   A Unesco selecionou o dia 23 de abril como a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. Este dia terá sido escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. A celebração catalã do dia de São Jorge parece também ter influenciado a escolha da Organização.

Também pode interessar-lhe