Projeto “Ecoponto em casa” da Maiambiente distinguido no Prémio Nacional da Sustentabilidade.
O juri atribuiu ao projeto da Maia a 1ª Menção Honrosa, na categoria Economia Circular, do Prémio Nacional da Sustentabilidade, promovido pelo Jornal de Negócios, em parceria com a consultora Deloitte e com o alto patrocínio do Presidente da República.
O prémio visa premiar as empresas e organizações que se destacam pela sua atuação e boas práticas de sustentabilidade nas diferentes áreas: ambiental, social e governance.
O primeiro prémio da categoria Economia Circular foi atribuído ao Grupo Jerónimo Martins.
O projeto “Ecoponto em casa” que a Maiambiente candidatou permite a todas as famílias e empresas da Maia, independentemente da sua localização, separar os seus resíduos, sem sair do local da sua produção. É um serviço integrado que combina a distribuição de contentores para a recolha seletiva porta a porta, e um sistema de informação que identifica todos os produtores de resíduos, os contentores instalados no terreno e os registos de recolha individuais.
António Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, presente na cerimónia de atribuição de prémios, que decorreu online, referiu que “esta distinção é inteiramente devida à equipa de trabalho do município e da Maiambiente, que todos os dias corporiza o projeto e, sobretudo aos maiatos, que estão de parabéns, porque com a sua adesão à recolha seletiva permitiram tornar a Maia um município líder na responsabilidade e sustentabilidade integral”.
Desde o início do projeto, 26,6 mil toneladas de papel, 21,7 mil toneladas de embalagens plásticas/metálicas e 26,2 mil toneladas de vidro foram enviadas para reciclagem e reentraram, por essa via na economia, reduzindo a necessidades de matérias primas e de consumo de energia.