Mês da Arquitetura da Maia 2021

Sob o mote A Arquitetura e a Cidade e com base em 17 projetos que marcaram a construção da Maia, a edição deste ano do MAM sugere uma leitura da evolução do da cidade da Maia a partir das arquiteturas e do discurso dos seus arquitetos. O objetivo é compreender melhor a Maia.

No contexto da recente celebração dos 500 anos do Foral da Maia, o Mês da Arquitetura da Maia (MAM) 2021 propõe, a partir de 6 de abril, uma narrativa, entre muitas possíveis, da construção da cidade da Maia e do seu centro. Trata-se de uma visão configurada através de um conjunto de obras de arquitetura que, em si próprias, e através das relações que estabelecem com a cidade, são capazes de explicar ou, pelo menos, testemunhar, alguns dos principais processos da transformação urbana ocorrida, em particular, nos últimos sessenta anos.

Para além da arte, da técnica, dos desenhos, do virtuosismo dos autores e da obra realizada, Mário Neves, vereador da Cultura da Câmara da Maia, assume que “uma das ideias-força da exposição é evidenciar o processo do “fazer arquitetura” – o imenso labor dos que a criam e constroem, umas vezes com maior atenção mediática, outras no silêncio do anonimato.”

O Mês da Arquitetura da Maia é uma exposição de iniciativa da Câmara Municipal da Maia, comissariada por Nuno Antunes Lopes, arquiteto maiato,licenciado e mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), responsável pela Unidade de Gestão de Projetos e Reabilitação Urbana da Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A., e Sérgio Filipe Pinto Amorim, arquiteto, também licenciado pela FAUP e doutorado pela Universidade Lusíada do Porto, professor universitário e investigador do CITAD – Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design e do CEAU – Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design. O design gráfico é da autoria de Miguel Brugo Rocha.

De 6 de Abril a 16 de Maio, de terça a domingo, no Fórum da Maia, das 10h às 22h.

Entrada gratuita

Também pode interessar-lhe