Escola XXI em 61 minutos – segundo webinar reagendado para 4 de março
Por motivos de ordem técnica, não foi possível transmitir o evento digital na condição desejada nem foi possível a sua gravação. A iniciativa foi reagendanda, estando, agora, marcado um novo direto do Webinar#2 do “Escola XXI em 61 minutos” para o próximo dia 4 de março pelas 21H, que irá ser transmitido nas páginas oficiais de Facebook e de Youtube do município da Maia.
“A Escola XXI em 61 minutos”, ao longo dos seis primeiros meses de 2021, pretende acrescentar valor ao debate público, e especificamente entre os stakeholders da comunidade educativa do concelho da Maia, sobre os mais diversos temas de âmbito escolar, com os olhos postos num futuro promissor para as crianças e jovens estudantes.
Uma vez por mês, até junho, o Município da Maia convida reputadas referências nacionais no âmbito da Educação para o futuro e do pensamento estratégico consertado nesta área.
Depois do primeiro webinar deste ciclo de conversas, que teve como tema central o uso do tempo na vida das crianças, o segundo debate traz à discussão o verbo brincar: “A Brincar é que a gente se entende! A importância do ‘Brincar’ na Escola”.
Durante exatamente uma hora e um minuto, este tema – ainda mais pertinente no momento de confinamento que atravessamos – será partilhado por Carlos Neto, orador convidado, e Luís Ribeiro, moderador.
Carlos Neto é professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, especialista e investigador em Educação Física, bem como interveniente ativo ao nível nacional e internacional em temas relacionados com o desenvolvimento da criança, habilidades motoras, observação do desenvolvimento infantil, entre outras áreas de atuação a estas interligadas.
O moderador deste debate, Luís Ribeiro, é especialista em educação e particularmente em educação pré-escolar, ocupando atualmente a função de Presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância. Ao longo da sua carreira profissional, teve uma atuação profundamente prática e interventiva em contextos escolares e projetos piloto no país.
O SincLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto é parceiro científico nesta iniciativa. A colaboração é despoletada pela intervenção do grupo de investigação da Universidade do Porto no INEDIT MAIA, desde 2018, onde se pretende conhecer a realidade socioeducativa local, assente num “modelo de recolha e análise” integrando os/as múltiplos/as interlocutores/as educativos, servindo de suporte à definição de políticas locais no domínio da educação, numa perspetiva de combate ao insucesso escolar.
A iniciativa é gratuita a todos os que pretendam participar, estando apenas sujeita a inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/4CkvZYBsi6iWm9X26.
As sessões serão transmitidas através da página de Facebook e do canal de Youtube da Autarquia, em https://www.facebook.com/municipiomaia e https://www.youtube.com/channel/UCoW-Ipg54w9e_YUI4zcUuFQ.