Câmara da Maia disponibiliza hotel para a quarentena obrigatória, no regresso aos lares, dos idosos que passem o Natal com as famílias.

Marten Bjork

A Câmara Municipal da Maia, com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia junto dos mais velhos, colocou um hotel à disposição para que os utentes de lares que passem o Natal em família possam fazer os 14 dias de quarentena que é obrigatória no regresso aos lares.

A eventual falta de espaço nas instituições para essa quarentena deixa, assim, de ser impedimento à saída dos utentes para o convívio familiar durante as Festas.

A estrutura de retaguarda, montada numa unidade hoteleira do concelho, está preparada para assegurar o isolamento dos idosos a quem os responsáveis clínicos das instituições tenham permitido o convívio com familiares nesta quadra festiva. “Esta é uma forma de permitir que as famílias continuem a acarinhar as pessoas mais velhas, que mais têm sofrido com a pandemia, numa época particularmente sensível. Convém não esquecer que a solidão pode ser mais grave e provocar muitos danos”, sublinha António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.

 A Delegação de Saúde da Maia reitera, em mensagem enviada às instituições, que “a saída de uma estrutura residencial por parte de alguns utentes poderá não implicar risco significativo para os restantes utentes da estrutura. Em particular, as pessoas com histórico de infeção por SARS-COV-2 nos últimos 90 dias à data de avaliação de risco, apresentam risco reduzido para nova infeção e consequente transmissão do vírus para outras pessoas vulneráveis”.

 O responsável pela Saúde Pública concelhia reafirma que “em todos os cenários, a equipa clínica da Estrutura Residencial deverá ponderar os riscos e benefícios, tendo em consideração as particularidades de cada pessoa envolvida e o seu contexto. Nesse sentido, eventuais saídas de residentes/utentes da estrutura deverão estar acauteladas com as condições necessárias para assegurar os isolamentos que possam ser necessários. Deve ainda ser garantida a avaliação clínica no acolhimento dos residentes/utentes nestas instituições para a deteção precoce de qualquer sintoma ou sinal sugestivos de COVID-19. Nestes casos aplicam-se os procedimentos de caso suspeito de COVID-19 já implementados nas instituições”.

 É neste contexto, e para facilitar o convívio familiar dos idosos nesta quadra festiva, que o Município da Maia coloca à disposição dos utentes e das respetivas instituições, a estrutura de retaguarda montada numa unidade hoteleira do Concelho. O regresso ao lar do idoso é feito por viaturas preparadas para o efeito, com todas as garantias de higienização e distanciamento social.

Também pode interessar-lhe