Variante à EN14 abre ao trânsito na segunda-feira.

A ligação entre o nó do Jumbo e a Via Diagonal, troço da Variante à EN14, abre ao trânsito na segunda-feira, 21, às 14.30.

O troço de 1,8 quilómetros representa um investimento de 5,2 milhões de euros e cumpre uma ambição local de mais de 30 anos.

A obra melhora as condições de acesso às zonas industriais da Maia I e II e incluiu-se num empreendimento mais vasto, projetado para a Estrada Nacional 14, entre a Maia e Vila Nova de Famalicão, passando pela Trofa.

A Estrada Nacional 14, que historicamente segue de perto o traçado uma das mais antigas vias da península – via romana XVI, que ligava Porto (Cale) a Braga (Bracara), atravessa hoje os territórios com mais peso nas exportações do país. Famalicão e Maia são respetivamente o 3º e 4º municípios mais exportadores de Portugal, continuando a EN 14 a ser vital para o escoamento dos produtos para os mercados internacionais.

O investimento neste corredor é, por isso, considerado prioritário, para solucionar os problemas de fluidez de tráfego e aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas envolvente (A3, A7 e A28).

Está previsto que se iniciem antes do verão do próximo ano as obras do troço seguinte, que ligará o Castêlo da Maia a Famalicão , que custarão 32 milhões de euros. O respetivo concurso está a decorrer, estando agendada a abertura de propostas para 19 de Janeiro próximo.

Também pode interessar-lhe