Obra orquestral “1519” celebra a Maia

O lançamento da obra orquestral “1519” é feito amanhã, terça-feira, dia 15 de dezembro, pelas 12 horas, nos canais digitais do Município da Maia. As obras sinfónicas foram compostas por Victor Sampaio Dias para comemorar os 500 anos da outorga do Foral da Maia.

As quatro obras sinfónicas inéditas foram interpretadas em estreia absoluta no concerto de gala comemorativo desta efeméride, protagonizado pela Orquestra do Norte, dirigida pelo maestro Fernando Marinho, no grande auditório do Fórum da Maia, na noite de 14 de dezembro de 2019, integrando o programa oficial do Município da Maia para a celebração da data, que no dia seguinte, contou com a designação de um conjunto de instituições e personalidades como embaixadores das comemorações que estão a decorrer num período de três anos, encerrando oficialmente em dezembro de 2021. Nessa cerimónia que ocorreu precisamente no dia em que se completaram 500 anos após a outorga daquele importante documento, os embaixadores designados receberam uma réplica da Obra de Arte criada expressamente para assinalar a efeméride, por Álvaro Siza Vieira. Devido à pandemia que, entretanto, se abateu sobre o mundo, o programa das comemorações foi substancialmente reduzido.

O CD “1519” contem a abertura sinfónica em três andamentos que o compositor intitulou “1519”; Maia Rurália (obra orquestral); Maia Urbanitas 2019 (obra orquestral); e Ousamos Sonhar (obra para coro infantil, soprano e orquestra composta sob o poema homónimo de Mizé Rouxinol).


Victor Sampaio Dias nasceu na Maia em 1962.

Compõe canções para crianças desde 1985, tendo participado nessa qualidade em inúmeros festivais nacionais e internacionais, como a Gala dos Pequenos Cantores na Figueira da Foz ou o Festival Mundial da Canção Infantil – Sequim D’ Ouro (Itália). Obteve nestes festivais honrosas classificações, arrebatando muitas vezes os prémios de melhor música e melhor canção para a infância.

É desde a sua fundação, o maestro do Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia e também do Grupo Vocal Municipal dos Jovens Cantores – Amigos da Música – instituições residentes no Fórum da Maia, sendo também compositor de parte muito significativa do seu reportório.

Para conhecer, amanhã às 12 horas, no Maia On e nos canais do Município do Facebook, Instagram e Youtube.

Também pode interessar-lhe