Pedro Sousa na final do Maia Open
Vai disputar o título com o espanhol Carlos Taberner, encontro que terá transmissão na Sport TV
Pedro Sousa voltou a vencer e qualificou-se para a grande final de singulares do Maia Open, torneio do ATP Challenger Tour que é organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal da Maia. O adversário do português será Carlos Taberner, de Espanha. Em pares, Zdenek Kolar e Andrea Vavassori sagraram-se campeões.
No último torneio do ano, o tenista português de 32 anos (113.º do ranking ATP) selou o apuramento para a quarta final ao derrotar o espanhol Bernabé Zapata Miralles (155.º) por 6-4 e 6-1, em 63 minutos.
No segundo encontro da carreira frente ao espanhol, Pedro Sousa voltou a vencer e desta vez ao dominar do início ao fim: fez um break logo no terceiro jogo graças a um amortie que forçou o erro de Zapata Miralles e voltou a quebrar no quinto, com uma direita inside out. A resposta do adversário surgiu no jogo seguinte, mas foi curta e a vitória do primeiro parcial ditou o rumo do duelo, uma vez que no segundo set o valenciano já não foi capaz de lutar por um desfecho diferente.
Vice-campeão do ATP 250 de Buenos Aires (onde se tornou no terceiro português a disputar uma final de singulares ao mais alto nível) e dos Challengers de Split e Lisboa, o português terá de superar Carlos Taberner para erguer o primeiro título de 2020 e não escondeu que seria especial vencer: “Era a melhor maneira possível de acabar um ano tão estranho. Apesar de já estar a ser uma semana positiva, ganhar seria ainda melhor. Todos nós gostamos de jogar em casa, é sempre especial seja em Lisboa, em Braga ou aqui na Maia. Temos poucas oportunidades de o fazer, por isso há que aproveitá-las ao máximo.”
Este sábado, Taberner (152.º) conseguiu o acesso à final, ao derrotar o croata Duje Ajdukovic (377.º) por 7-5, 6-7(9) e 6-4, num encontro que durou três horas e seis minutos de encontro e não escondeu as dificuldades.
No último encontro do dia foram coroados os primeiros campeões desta edição: o checo Zdenek Kolar e o italiano Andrea Vavassori derrotaram o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara por 6-3 e 6-4 e transformaram a semana de estreia enquanto parceiros num caso de sucesso.
No domingo, a final de singulares do Maia Open 2020 entre Pedro Sousa e Carlos Taberner tem início marcado para as 15 horas e será transmitido em direto pela Sport TV.