Borges afastado prematuramente no Maia Open
Nuno Borges equilibrou no 1º set, mas não conseguiu manter o ritmo no 2º parcial.
Nuno Borges (398.º do ranking ATP) não conseguiu surpreender e foi eliminado na ronda inaugural do quadro principal de singulares do Maia Open, torneio do ATP Challenger Tour que joga em casa, no complexo municipal de ténis que desde muito novo o viu dar os primeiros passos na modalidade.
Convidado pela organização, o tenista maiato de 23 anos — que este ano deu cara à imagem do torneio — cedeu pelos parciais de 7-5 e 6-1 para Bernabe Zapata Miralles, espanhol que é o 155.º do ranking mundial.
Com uma tarefa difícil pela frente, Borges deu boa réplica no primeiro parcial e revelou-se capaz de superar as dificuldades iniciais. Mas apesar de manter o set equilibrado, acabou por não conseguir levar a decisão do primeiro parcial para o tie-break, acabando por perdê-lo por 7-5.
O desfecho do primeiro set acabou por ditar o rumo do encontro, com Zapata Miralles a puxar da experiência para aproveitar o embalo ganho e partir para um parcial mais folgado, que lhe permitiu assinar a vitória em 79 minutos, por 7-5 6-1
Lúcido mas sem esconder a desilusão com a derrota, Borges admitiu que “perder na Maia dói mais, sobretudo porque é o último torneio do ano. Gostava de ter saído daqui melhor, mas também não posso estar à espera de ganhar os encontros todos.”
Amanhã, 1 de Dezembro, é a vez de entrarem em ação mais 4 portugueses: Pedro Sousa, número 113 ATP e segundo cabeça de série, João Domingues (176.º), Frederico Silva (que esta segunda-feira subiu a 183.º como consequência da excelente semana em São Paulo, no Brasil, onde no domingo jogou a primeira final da carreira no ATP Challenger Tour) e os wild cards Gonçalo Oliveira (287.º) e Gastão Elias (429.º).
Os jogos podem ser acompanhados em direto, via streaming, em www.maiaopen.pt