Três top 100 em boa forma inscritos no Maia Open em ténis
Um ano depois de uma primeira edição de sucesso, o Maia Open regressa ao calendário do ATP Challenger Tour na última semana da temporada, entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro, com o melhor elenco de sempre a prometer uma semana ao mais alto nível no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis com o apoio da Câmara Municipal da Maia, volta a integrar a categoria “Challenger 80” e está dotado de 44.820 euros em prémios monetários. É o maior torneio de ténis a acontecer no Norte do país em 2020 e, devido à situação pandémica, será realizado sem a presença de público nas bancadas.
Na lista de inscritos, conhecida esta semana, estão três jogadores do top 100 que trilharam caminhos louváveis para chegarem à elite do circuito masculino. O mais cotado de todos é Pedro Martínez, espanhol de 23 anos que está a realizar a melhor temporada da carreira e ocupa o 85.º lugar no ranking ATP (foi 82.º no início do mês).
A Pedro Martínez segue-se o alemão Yannick Hanfmann, número 98 do mundo que em 2020 disputou a primeira final da carreira no circuito ATP: foi em Kitzbuhel, na Áustria, onde começou no qualifying e derrotou quatro jogadores do top 100 (entre eles o número 24, Dusan Lajovic) a caminho da discussão do título, em que foi travado pelo talentoso Miomir Kecmanovic (47.º).
O português Pedro Sousa, atual número 112 do mundo, o lisboeta de 32 anos chegou ao 99.º posto do ranking ATP no arranque de 2019, mas foi nas primeiras semanas de 2020 que alcançou o melhor resultado da carreira, ao ser finalista do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. Desde aí, participou noutras duas finais, mas do ATP Challenger Tour (uma das quais no Lisboa Belém Open). Com um total de sete títulos em 16 finais, é o mais credenciado dos três portugueses que já estão confirmados no Maia Open.
A Pedro Sousa juntam-se ainda João Domingues (173.º) e Frederico Silva (201.º).
Cabeças de série de acordo com a lista de inscritos: 1. Pedro Martínez (Espanha), 85.º ATP; Yannick Hanfmann (Alemanha), 98.º; Gianluca Mager (Itália), 99.º; Andrej Martin (Eslováquia), 105.º; Gregoire Barrere (França), 107.º; Aslan Karatsev (Rússia), 111º; Pedro Sousa (Portugal), 112.º; Ilya Ivashka (Bielorrússia), 113.º;
O quadro principal ficará completo com a atribuição dos wild cards, o desenrolar do qualifying (do qual se apuram quatro jogadores) e dois lugares destinados a special exempts — tenistas que alcancem pelo menos as meias-finais na semana anterior. Se não forem utilizadas, as duas vagas darão lugar a tenistas que compõem uma lista de alternates muito interessante.
O lote de inscritos pode ser consultado aqui.