Entre os grandes: Maia é o 8º município com melhor eficiência financeira
No distrito do Porto, a Maia ocupa 2º lugar, só superada no ranking pelo município do Porto, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses
A Ordem dos Contabilistas Certificados divulgou ontem (pelo 16º ano consecutivo) a sua habitual radiografia anual ao estado das finanças dos 308 municípios portugueses.
Esse trabalho analisa profundamente diversos índices financeiros que, uma vez ponderados, resultam num ranking de Eficiência Financeira Global. Nesse ranking, o Município da Maia aparece colocado em 8º lugar, entre os grandes municípios (com mais de 100 mil habitantes). Em 2017 e 2018, a Maia ocupava no mesmo ranking o 17º e o 13º lugar, respetivamente.
“Só 75 municípios se poderão considerar com um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira – com base nos indicadores selecionados por este Anuário – ao obterem uma pontuação total superior ou igual a 50% da pontuação global”, assinala o documento, subscrito pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2019.
António Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, em reação aos resultados do estudo, mostrou-se “sobretudo satisfeito, porque os resultados demonstram de forma científica a saúde económica e financeira do município. Essa caraterística tão maiata das “boas contas” não sendo em si um objetivo político é no entanto essencial ao bom desempenho das missões que são exigidas à Câmara da Maia, particularmente em tempos difíceis como os que atravessamos. É sinal que estamos preparados.”
O ranking de eficência financeira contempla a ponderação de dez indicadores de avaliação referentes à eficácia e eficiência financeira:
O estudo divide a realidade municipal em 3 grupos distintos: os municípios de grande (mais de 100 mil habitantes, onde a Maia se inclui), média e pequena dimensão.
A Maia continua a ocupar posições de absoluto destaque em alguns índices, como o prazo médio de pagamentos a fornecedores – 5 dias – o 2º lugar entre os grandes municípios e os resultados operacionais, em que a autarquia maiata ocupa o 1º lugar entre os municípios de grande dimensão.