O marco miliário de Barca
Os marcos miliários são monumentos epigráficos (i.e. com inscrições), de forma cilíndrica, construídos em pedra, com o objetivo de fornecer àqueles que viajavam nas estradas do mundo romano, a indicação da distância entre duas cidades, demonstrando o poder do imperador no território e difundindo os valores da civilização romana.
Estes monumentos eram erigidos nas bermas das vias e distanciados entre si por cerca de 1480 metros, uma milha romana 1
O marco miliário de Barca, tal como o do Ferronho, que se encontra exposto no Museu de História e Etnologia da terra da Maia, faziam parte da via romana XVI, itinerário entre a cidade de Braga (Bracara Augusta) e o Porto (Cale).
Esta via, que cruzava o concelho da Maia, tinha como provável trajeto, após cruzar o rio Leça na Ponte da Pedra, a imediação da atual praça Doutor José Vieira de Carvalho, Lugar da Pinta, centro da Vila do Castêlo da Maia, Espinhosa. Coincidindo de certo modo com a antiga estrada nacional 14, e com o limite do concelho da Maia com Matosinhos.
O marco miliário de Barca foi identificado, no ano de 2015, num terreno particular, durante a limpeza de um antigo moinho em ruínas, onde foi reutilizado, e fragmentado, para servir de caleira para água num tempo sem memória.
A sua proveniência exata não é conhecida, contudo sugerimos que seja do próximo lugar do Marco, de acordo com a alusão toponímica.
No texto gravado, apesar de incompleto, pode ler-se:
TRIB(unicia) (hedera) POTEST(ate) (hedera) XV […]
CO(n)S […] […] P(atri) P(atriae)
A BRA[..]RA AVG(usta)
M(ilia) P(assuum) XXVII
Tradução: Poder Tribunício XV (…), Cônsul (…) Pai da Pátria, a Bracara Augusta vinte e sete milhas.
A milha epigrafada é a XXVII, num total de XXXV milhas (51.8 quilómetros) de distância entre as cidades de Bracara Augusta e Cale. Tem como dimensões aproximadas, 206 cm de altura e 60 cm de diâmetro.
A semelhança epigráfica com um outro marco existente na Quinta do Paiço, Alvarelhos, concelho da Trofa, permite avançar com a hipótese que seja dedicado ao Imperador Adriano. A sua datação aproximada estará entre o mês de dezembro do ano de 130 e dezembro de 135, altura em que Adriano exerceu o XV e XVIII poder tribunício.
1 – Uma milha romana correspondia a cerca de mil passos (milie passus).
Para mais informação acerca do marco miliário de Barca, consulte-se:
2016 – RIBEIRO, A. T. – O marco miliário de Barca. Contributo para o estudo da rede viária de época romana. Revista da Maia. Nova Série. Ano 1 nº 1. Divisão da Cultura da Câmara Municipal da Maia. Disponível em: https://www.cm-maia.pt/pages/1474