LIPOR gera 12 vezes mais valor do que o investimento realizado
Em termos absolutos estimados, a um investimento assumido de 7 milhões de euros corresponde um total de contributos gerados de, pelo menos, 90 milhões de euros em Capital Natural.
Após 20 anos a promover e implementar iniciativas, ações e projetos estratégicos em defesa da natureza e promoção da biodiversidade, tornou-se relevante para a LIPOR e para os seus Municípios associados, entre os quais a Maia, traduzir o impacto destes investimentos em benefícios sociais, ecológicos e socio-ecológicos para a comunidade que serve.
Com base na metodologia TEEB – The Economics of Ecosystems and Biodiversity, e contando com o apoio técnico e científico da NBI, foram identificadas, quantificadas e valoradas economicamente as contribuições dos ecossistemas geridos pela LIPOR para diferentes dimensões do bem-estar humano.
De forma sumária, esse trabalho estimou que o valor total dos contributos gerados pela potenciação dos serviços dos Ecossistemas promovidos pela LIPOR foi de, pelo menos, 12 vezes superior ao investimento realizado. Em termos absolutos estimados, refira-se que um investimento assumido pela LIPOR de 7 milhões de euros retorna uma estimativa de valor total dos contributos gerados em Capital Natural1 de, pelo menos, 90 milhões de euros.
O resultado foi obtido pelo balanço entre os investimentos assumidos pela LIPOR no Parque Aventura e projetos associados, nos últimos 20 anos, e a quantificação e valoração económica dos benefícios ecológicos (captura de carbono, solo, proteção contra incêndios, habitats e biodiversidade), benefícios sócioecológicos (hortas urbanas) e benefícios sociais (recreio, estética e sistemas de conhecimento).
A LIPOR tem um lado bem conhecido e que cuida do ambiente valorizando os resíduos urbanos produzidos na região. Mas há também um outro lado da LIPOR, o lado “B”, o lado da Biodiversidade. Ao trabalhar na mudança de paradigmas e na criação de tendências de gestão, a LIPOR mantém-se como empresa pioneira nas matérias de Biodiversidade, Ecossistemas e Capital Natural.
Além da Maia, que é fundadora, são associados da Lipor os municípios de Espinho, Gondomar, Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
1 O Capital Natural é o stock dos recursos naturais (p.e. água, solo, ar, rios, oceanos e florestas) que fornecem um fluxo de benefícios às pessoas, tais como alimentos, água potável, medicamentos, recursos naturais para a produção de energia e o espaço para a realização de atividades recreativas e desportivas.
Filipa Saldanha in ” Protocolo do Capital Natural – A abrir o caminho para decisões empresariais responsáveis”. Fundação Calouste Gulbenkian