Maia em quarto lugar no índice de transparência municipal
A Maia ocupa o quarto lugar entre os grandes municípios, no índice de transparência Dyntra, que analisa as 50 maiores cidades portuguesas.
A média de transparência a nível nacional situa-se nos 35,78% e o município da Maia alcança um resultado de 43,88%, com particular destaque para a transparência económico-financeira e para o urbanismo e obras públicas.
António Silva Tiago, presidente da autarquia, sublinha que “esta posição no ranking resulta de um constante trabalho por parte do Executivo e dos técnicos para tornar a atividade do Município cada vez mais próxima dos cidadãos e transparente”.
No índice agora publicado, o Município da Maia apenas tem à sua frente Braga, Valongo e Cascais, tendo, a par de si, com a mesma percentagem, Guimarães, Porto, Matosinhos e Sintra.
A Dyntra é uma organização internacional não lucrativa, que procura corporizar o movimento social para a transparência dinâmica e governo aberto, que desenvolve uma plataforma colaborativa que visa medir a informação pública de governos, administrações públicas, partidos políticos, governantes eleitos e os diferentes atores sociais de forma dinâmica, eficiente, transparente e aberta.
A gestão e preenchimento destes índices é efectuada a partir da plataforma tecnológica www.dyntra.org, onde é possível uma avaliação aberta do nível de cumprimento, no que diz respeito aos padrões reflectidos no índice dentro da tipologia de organismo público e estrutura de governança.