Autocarros de turismo vão reforçar linhas da STCP

Maia abrangida pela medida, nas linhas 600 e 703
Esta ação, financiada pelo Fundo Ambiental, pretende contribuir para o cumprimento das regras de distanciamento físico nos transportes públicos das Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa.
A Maia é um dos municípios abrangidos pelo reforço que a STCP vai ser alvo, através do aluguer de autocarros turísticos: as linhas 600 e 703 verão a sua frequência aumentar.
Na Área Metropolitana do Porto (AMP), os autocarros turísticos vão reforçar 17 linhas nos seis municípios servidos pela STCP – Maia, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Valongo e Gondomar. Na circulação destes autocarros será cumprida a regra dos dois terços de lotação determinada pela luta contra a pandemia de Covid-19. Desta forma, pretende-se cumprir dois objetivos: maior segurança sanitária para os passageiros, e a contratação de operadoras turísticas que enfrentam quebras abruptas na sua atividade.
A AMP vai alugar estes veículos a empresas dedicadas ao turismo para evitar a ultrapassagem dos limites de lotação, que se tem verificado, especialmente nas horas de ponta.
Este programa, anunciado quarta-feira pelo ministério do Ambiente e da Ação Climática, terá a duração de pelo menos três meses e implicará um investimento total de 1,5 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental. No total poderão ser utilizados até 500 autocarros nas duas áreas metropolitanas.
Esta proposta já tinha sido feita pela ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros em setembro, e deverá arrancar já no próximo dia 16 de novembro.