Governo decretou confinamento parcial a partir de 4 de novembro

COVID-19
Concelho da Maia está incluído, bem como as Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa. Medidas abrangem 121 concelhos e 7,1 milhões de habitantes
O primeiro-ministro António Costa anunciou este sábado, no final do Conselho de Ministros Extraordinário, o confinamento parcial. Os concelhos com uma taxa de incidência de Covid-19 superior a 240 casos por 100 mil habitantes vão ser sujeitos às mesmas regras que foram definidas, na semana passada, para Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira.
Neste momento, a medida atinge 121 concelhos, entre os quais se encontra a Maia e todos os concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, num total de 7,1 milhões de habitantes. O primeiro ministro, em jeito de aviso, sublinhou que se avizinha “um mês de novembro muito duro”.
Convém não criar falsas expectativas: o mês de novembro vai ser um mês muito duro, muito exigente e, portanto, a maior probabilidade é que daqui a 15 dias estejamos sobretudo a acrescentar concelhos e será bastante improvável que estejamos daqui a 15 dias a retirar muitos concelhos
António Costa
Questionado se será decretado novo estado de emergência, Costa disse que irá abordar o assunto com o Presidente da República, numa audiência na próxima 2ª feira.
As regras entram em vigor no próximo dia 4 de novembro e serão reavaliadas no dia 15 do mesmo mês.

O presidente da Câmara Municipal da Maia convocou para hoje, domingo, uma reunião do Conselho Municipal de Proteção Civil, para avaliação das medidas decretadas face à situação epidemiológica no concelho.