Câmara vota administração gratuita nas farmácias da vacina contra a gripe para maiores de 65 anos

A Câmara Municipal da Maia vai votar já amanhã, segunda-feira, o protocolo entre o Município e a Associação Dignitude para a administração gratuita nas farmácias da vacina contra a gripe.
A adesão à campanha Vacinação SNS Local tem por objetivo descongestionar os centros de saúde, nestes tempos de pandemia, e proporcionar a quem tenha idade igual ou superior a 65 anos a administração gratuita da vacina contra a gripe, em conforto e segurança, e num ambiente de proximidade da sua farmácia favorita.
A proposta, cuja aprovação é previsível, permitirá a administração de 12.000 doses da vacina contra a gripe nas farmácias do concelho aderentes.
De acordo com a Direção-Geral de Saúde, a vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” a maiores de 65 anos, recomendando-se ainda a vacinação de todos quantos tenham entre 60 e 64 anos.
Numa primeira fase, a vacina contra a gripe esteve disponível apenas a utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas, mas desde 18 de outubro que está à disposição da população em geral.
A Direção-Geral de Saúde lembra que a vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença, e que deve ser administrada todos os anos devido às mutações do vírus.