Museu de História e Etnologia disponibiliza visitas online
Com o arranque do novo ano letivo, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia preparou-se para continuar a estar presente junto da comunidade escolar, adaptando-se às novas regras e restrições sanitárias decorrentes da pandemia de Covid-19.
Com esse objetivo lançou a atividade “(N)O Museu na Escola” especialmente dirigida à comunidade escolar.
Esta oferta proporciona visitas guiadas on line, sujeitas a marcação prévia, visitas essas que tendo em conta a especifidade das audiências a que se destina (os alunos se encontram na escola e podem assistir em contexto de sala de aula), adotam a linguagem e conteúdos adequados às faixas etárias dos visitantes virtuais.
Estão disponíveis visitas a 3 exposições diferentes:
1- Foral da Maia – 500 anos
Um Foral é um dos documentos mais importantes, na definição da identidade de um território.
Outorgaram-se forais desde antes da independência de Portugal, ora por razões de defesa, ora para incentivar o povoamento, ora para reorganizar o território.
Séculos passados, no final do reinado de D. João II, avolumam-se queixas que levariam a uma reforma profunda dos forais levada a cabo por D. Manuel I. O foral da Maia está entre os muitos que D. Manuel concedeu e data de 1519.
Esta exposição pretende levar o visitante numa viagem no tempo, desde o século XI até o século ao XVI, contando a história dos forais e, particularmente, do foral da Maia, mas também a história do território maiato e das suas gentes.
2 – Maia: Identidade e Território
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade moderna levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
3 – Arqueologia na Maia
Esta exposição pretende dar a conhecer a história local com recurso à exposição, documentos e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.
Para tal fazer visitas virtuais basta que as escolas o solicitem, pelos canais oficiais do museu
229871144
museu@cm-maia.pt
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia encontra-se instalado no Castêlo da Maia, num edifício que funcionou como Paços do Concelho até 1902, e cujas origens deverão remontar, provavelmente, ao século XVIII.
Funcionou posteriormente como escola primária; sede do Sport Club do Castêlo da Maia; sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Avioso; Posto de Correios e Registo Civil até ao seu encerramento, em 1998, para obras de adaptação a Museu Municipal. No entanto, o projeto de um museu para a Terra da Maia, unidade geográfica administrativa entre o Rio Ave e o Rio Douro, remonta à década de 1960, quando foi instalada uma exposição histórica e arqueológica no claustro da Igreja Conventual de Moreira da Maia, mas somente em 2001 foi inaugurado o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, com uma coleção organizada no âmbito das áreas temáticas da História e da Etnologia.
Mobilidade: Linha C do Metro do Porto – Estação: Castêlo da Maia