Águia de Asa Redonda vai ser libertada no Parque de Avioso – S. Pedro.
Comemorar o Dia do Animal
O Dia Mundial do Animal celebra-se no domingo, mas a Câmara Municipal da Maia vai assinalá-lo este sábado, dia 3, no Parque de Avioso – S. Pedro, com a libertação de uma ave de rapina diurna.
A Câmara Municipal, através do pelouro do Ambiente, organizou uma iniciativa que pretende dar a conhecer a importância da preservação da vida selvagem, com as aves em especial destaque. Assim, serão dadas a conhecer as principais espécies de rapina que vivem no Parque de Avioso e na região envolvente e, em colaboração com o Parque Biológico de Gaia, será libertada uma Águia de Asa Redonda (Buteo buteo), uma das maiores aves rapinas diurnas do território.
Esta jovem ave foi encontrada na Maia, em mau estado, tendo sido rapidamente entregue ao Parque Biológico de Gaia para recuperação clínica. Depois de estabilizada, foi enviada para o centro de recuperação de fauna selvagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde treinou voo e caça. Agora, totalmente recuperada, vai ser devolvida à Natureza.
Dirigido ao público em geral, especialmente às famílias, o encontro é às 15 horas e cumprirá todas as regras recomendadas pela Direção Geral de Saúde. Por isso mesmo, apesar de gratuito, este evento requer inscrição obrigatória. Poderá fazê-la enviando e-mail para quintadagruta@cm-maia.pt. Se as condições climatéricas não permitirem a realização do evento, o mesmo será adiado para data a anunciar.