Antero Luís veio conhecer o trabalho desenvolvido no Bairro do Sobreiro.

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, e Silva Tiago, Presidente da Câmara da Maia
Secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, visitou demoradamente o Bairro do Sobreiro.

No dia 17 de setembro de 2020, o Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia acolheu sessão de apresentação do trabalho desenvolvido no Bairro do Sobreiro, no âmbito do Contrato Local de Segurança (CLS).

Nesta cerimónia estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Domingos da Silva Tiago, a Vereadora do Pelouro da Habitação, Desenvolvimento Social e Bem-Estar, Ana Miguel Vieira de Carvalho, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Maria de Lurdes Rebelo Maia, a Presidente de Junta de Freguesia da Cidade da Maia, Olga Freire, Intendente do Comando Metropolitano da PSP, Daniel Magalhães e a Comandante da Policia Municipal da Maia, Romana Abreu.

Os Contratos Locais de Segurança são instrumentos privilegiados para colocar em prática a cooperação institucional entre a administração central e as autarquias locais, em interação com a comunidade, com vista à redução de vulnerabilidades sociais, à prevenção da delinquência juvenil e à eliminação dos fatores criminógenos que contribuem para as taxas de criminalidade identificadas nas áreas de intervenção.

Este projeto, na Maia, foi designado de “Urbaniza-te”, tem como área de intervenção uma zona urbana de risco social, na qual são desenvolvidas estratégias de prevenção e repressão criminal em função da tipologia dos crimes. Neste âmbito, a referida sessão terminou com uma visita a pé ao Bairro do Sobreiro, onde estão a decorrer profundas obras de requalificação quer no espaço público quer nas habitações.

O Antero Luís anunciou que, face à qualidade do trabalho produzido, o Contrato será prolongado, classificando-o como “um caso de sucesso”. Sobre a reabilitação em curso, acrescentou, ainda, que as obras são admiráveis na sua extensão e qualidade e contribuirão inequivocamente para aumentar o sentimento de segurança das populações, muito para além dos benefícios mais evidentes derivados do aumento da sua qualidade de vida.

Nova Esquadra da PSP

Fora da agenda, a solicitação do governante, a comitiva foi ainda conhecer o terreno no Bairro do Sobreiro, onde será implantada a nova esquadra da Divisão da Maia da PSP, na sequência de contrato de cooperação celebrado entre o Ministério da Administração Interna e o Município da Maia.

Também pode interessar-lhe