Presidente da República na Escola Básica de Gueifães

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu a Maia para assinalar o arranque do novo ano letivo

O Presidente da República, acompanhado do ministro da Educação e do presidente da Câmara da Maia inauguraram obras de requalificação da Escola Básica de Gueifães (antes designada por EB2,3 de Gueifães), que foi alvo de intervenção profunda.

A educação como desígnio estratégico da Maia foi a razão que levou o Chefe de Estado a deslocar-se ao concelho para assinalar um ano letivo “diferente” e “difícil” em tempos de pandemia e cujo sucesso é uma “missão nacional”, conforme sublinhou na sua intervenção final.

Ao inaugurar a Escola Básica de Gueifães, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sublinhou a “excelente colaboração entre o ministério e a Câmara Municipal” e elogiou as medidas preventivas tomadas pelo Município.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, reiterou que ter a educação como desígnio “é um investimento no futuro de confiança para todos e uma aposta inequivocamente ganha, na capacitação das novas e vindouras gerações de maiatos”.

A comitiva presidencial, acompanhada pelo ministro da Educação, pelo Presidente da Câmara da Maia e pelo Diretor da escola, percorreu demoradamente o espaço escolar renovado e teve oportunidade de assistir e, até, participar com várias turmas de alunos, em diversos momentos da apresentação e explicação dos procedimentos de segurança sanitária que a comunidade escolar terá que adotar. 

A requalificação da Escola Básica de Gueifães foi feita no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e o Ministério da Educação, que inclui ainda a renovação da EB2,3 Gonçalo Mendes da Maia e da Secundária Dr. Vieira de Carvalho, em fase de conclusão, com um investimento global de mais de 8 milhões de euros, comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários e com o investimento nacional a ser repartido em partes iguais pelo ministério e pelo município.

Também pode interessar-lhe