Maia terá tanatório em 2022
Concurso para concessão decidido em reunião extraordinária de Câmara
A Câmara Municipal da Maia aprovou ontem o lançamento do concurso internacional para a conceção, construção e exploração do Tanatório da Maia. O novo equipamento será concessionado por um período de 30 anos e deverá entrar em funcionamento em 2022.
O crematório, que funcionará como um centro funerário, será edificado junto ao Cemitério Novo de Vermoim e terá equipamentos de apoio, zonas verdes e amplas áreas de circulação, sendo dotado de elevados graus de higienização e limpeza.
O lançamento do concurso para a concessão do Tanatório da Maia foi proposto pelo presidente da edilidade em reunião extraordinária de Câmara e aprovado por unanimidade. António Silva Tiago frisa que “o Município necessita de um equipamento deste tipo, que contribuirá decisivamente para a melhoria da oferta de serviços fúnebres no concelho. A solução encontrada permitirá a sua rápida implementação e sem qualquer custo para o erário público”.
O presidente do Município sublinha que “não apenas a Câmara não gasta um tostão para dotar do Município de um equipamento que queremos tenha grande dignidade, como ainda receberá pela utilização do espaço cedido e pelos serviços que forem prestados”.
O concurso internacional agora decidido implicará por parte do concessionário a conceção e construção do equipamento, bem como a exploração do Tanatório da Maia por um período de 30 anos. A construção do Tanatório da Maia implicará um investimento mínimo inicial por parte do concessionário da ordem dos 2 milhões de euros. A deliberação camarária será agora submetida à Assembleia Municipal da Maia.