Leito da Ribeira dos Mogos regularizado
Parte da linha de água voltou a correr a céu aberto.
A empreitada de regularização do leito da ribeira dos Mogos, entre a Alameda Manuel Gonçalves Ramos e a Rua dos Mogos, está concluída. A ribeira, que neste troço estava entubada, voltou a correr a céu aberto.
A regularização passou pela execução de muro de gabiões em alguns troços da Ribeira, pelo desvio de um coletor de saneamento, pela relocalização de poste de eletricidade e pela reabilitação de uma passagem hidráulica. O valor da obra foi 148 mil euros.
Terminados que estão estes trabalhos, serão agora feitas correções ao nível de arranjos urbanísticos junto à presente linha de água. Está ainda prevista numa fase posterior a execução de um arranjo paisagístico das margens deste ribeiro.
A curto prazo, o Município da Maia irá ainda intervir a montante desta linha de água através da substituição de um coletor na Vereda da Folha, freguesia da Cidade da Maia.
[plain]SABER MAIA
A RIBEIRA DOS MOGOS é uma linha de água da bacia hidrográfica do Leça. Nasce no centro da Cidade da Maia, junto ao Bairro do Sobreiro, e depois de um percurso de pouco menos de 3 km desagua na Ribeira de Almorode, ou do Arquinho como também é conhecida, afluente do Rio Leça.
No final dos anos 70 do século passado, com a construção do Bairro do Sobreiro, da Escola EB 2,3 Gonçalo Mendes da Maia, parte substancial do seu leito foi entubado.
Localização do leito meramente aproximada e indicativa. Não deve ser usado como referência para qualquer intervenção no solo ou subsolo.
[/plain]