Maia Covid Check: Câmara e Associação Empresarial lançam campanha de testes serológicos
A Câmara da Maia e a Associação Empresarial da Maia lançaram o Maia Covid Check, um programa que inclui testes para deteção da presença de Anticorpos Específicos Anti-SARS-Cov-2 junto da comunidade empresarial.
A campanha de testes tem por objetivo avaliar a resposta imunitária à Covid-19 e, em simultâneo, dar suporte e confiança no regresso ao trabalho, sendo possível identificar trabalhadores que tiveram contato com o vírus e desenvolveram resposta imunológica.
Mais de 2.600 trabalhadores de 100 empresas do concelho já foram testados e a adesão do tecido empresarial do concelho tem ido ao encontro das expetativas dos organizadores da iniciativa.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, salienta que “com esta campanha, contribuímos para um regresso ao trabalho mais tranquilo. O Município disse presente durante a fase mais aguda da pandemia, e assim continuamos agora, ajudando a criar as condições para um retomar da atividade económica do concelho, quer proporcionando um retorno com confiança, quer com investimento que contribua para o relançar da economia local”.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia, em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a que se junta o laboratório SynLab e a Bial.
Para Henrique Barros, presidente do ISPUP, “o regresso às atividades profissionais é fundamental para minimizar o impacto da pandemia no País e na região”. “Através de testes serológicos pode conhecer-se a proporção de trabalhadores que já tiveram contacto com o vírus SARS-CoV-2 e melhor planear atividades preventivas”, sublinha o conceituado especialista.
O teste Anti-SARS-Cov-2 por eletroquimioluminescência, tem uma elevada sensibilidade clínica (100%;>=14 dias após confirmação PCR) e uma especificidade de 99,81% e está validado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.